sexta-feira, 30 de novembro de 2007

ESTOUROS NA SAÚDE

QUE FAZ O TCU?

Pois bem. O nosso preclaro Tribunal de Contasda União (TCU), faz pouco, divulgou nota na qual alega haver"suspeita de fraudes" na concessão do famoso auxílio-doença, que bateu na casa dos R$ 15,6 bilhões, este ano. Ora, ainda suspeita! Esses números falam por si. A Saúde brasileira está falida. Morta e sepultada, sem choro, nem vela. Meu Deus! E os conselheiros do TCU suspeitando de fraudes!
Para não ir longe, basta ver o que acontece no Amapá, nesse setor.Onde foi preciso dar um tratamento de choque, nomeando nada menos que o Vice-governador, Pedro Paulo Dias, para o cargo de secretário estadual da Saúde. Outro detalhe: na Central de Distribuição de Medicamentos, em Macapá (tradicional ninho de roubalheiras), foi preciso colocar um delegado, um promotor e agentes de segurança. Para ver se conseguem estancar a "sangria" do desvio de medicamentos e insumos diversos. Sem falar nas licitações fajutas, onde quem ganhava fazia a entrega dos remédios (pela metade), num acinte aos cidadãos e às pessoas pobres, que recorrem aos postos de saúde.
Francamente, não sei se o médico Pedro Paulo, mesmo com tinta na caneta, conseguirá abater esse dragão do setor saúde do Estado. Os interesses são sérios, os compadrios, idem. E há uma porção de gente (corrupta e mal-acostumada), rezando, fazendo macumbas e querendo ver Pedro Paulo pelas costas.

Nenhum comentário: