terça-feira, 18 de setembro de 2007

CARTA PARA MÁRCIA (1)

O PERIGO DO FATALISMO

Prezada Márcia,
Lí o comentário - sobre o caso daquele garoto do Rio de Janeiro, arrastado pelo carro, no Blog do Ivan Carlo. Foi muito prudente, de tua parte, nada ter comentado sobre a tal carta psicografada. O tema é super polêmico e passível de muitas interpretações e, principalmente, muitas vigarices.
Ora, o caso desse garoto, decerto, comoveu o país. De fato, um desenlace horrível e em circunstâncias trágicas e extremamente desumanas. Mas, segundo consta, o espírito do menino, recentemente, teria vindo ditar ao médium a tal mensagem, naqual testifica sobre suas vidas passadas. Vidas nas quais ele, o garoto, teria sido maldoso e cometido o mesmo tipo de crime, ou seja, arrastar pessoas, presas à sua carruagem.
Contudo, o fatalismo é extremamente perigoso. Pelo menos para as pessoas inteligentes. è a formas mais cômoda de tentarmos justificar certas faltas, nesta existência, através de supostas outras faltas iguais, em vidas anteriores. É fácil creditat tudo ao fatalismo. Se a pessoa caiu, crivada de balas, seria porque, um dia, teria feito o mesmo à alguém; se deu um tiro no próprio pai e enforcou a mãe, também estaria cumprindo "faltas" de vidas pregressas, resgatando eventuais prejuízos recebidos de suas vítimas atuais, ou seja, nesta vida.

Nenhum comentário: