quarta-feira, 27 de junho de 2007

UM REENCONTRO NECESSÁRIO

ARAGUAIA É TABÚ


Eis que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), anulou a decisão que favorecia a abertura dos famosos arquivos sobre a não menos famosa Guerrilha do Araguaia (período entre 1964/68).
Quem ganha, ou perde, com isso? Todos nós. O movimento militar de 1964, cujas páginas ainda não foram totalmente abertas às luzes da História, precisa ser entendido como isso mesmo, ou seja, foi um movimento militar, não uma revolução.
Assim, aqueles episódios da região do Araguaia (Pará), precisam vir à tona, para que saibamos - de uma vez por todas - que que, realmente, aconteceu lá. O que não é admissível é o Araguaia ser um assunto tabú, para os militares. Como se eles tivessem algo a esconder daquela guerrilha, reprimida a ferro, fogo, torturas e desaparecimentos de civis.
É necessário, e urgente, o Brasil reescrever parte de sua história. O que inclui revisionar os acontecimentos do Araguaia, àquela época, reconhecendo - militares e civis - suas respectivas resposabilidades no caso. Só assim, acalmaremos esse clamor nacional, por justiça aos mortos do Araguaia, terminando a incerteza de "Viúvas" que não sabem que fim levaram seus maridos, órfãos que nunca mais souberam dos seus pais, mães que perderam seus filhos.

Nenhum comentário: